"Para tentar diminuir os atos de violência e vandalismo, a Secretaria de Educação pretende instalar câmeras em todas as 620 escolas públicas do Distrito Federal. O projeto prevê que as câmeras fiquem nas áreas internas e externas das escolas, exceto em locais como banheiro, sala de aula e sala dos professores.
Para alguns psicólogos o monitoramento gera um falso conceito de disciplina, desenvolvendo nos estudantes uma dupla noção de moralidade. Os alunos se comportam bem diante das câmeras e mudam de comportamento quando estão longe delas. Porém, isso não pode ser visto de maneira generalizada. Os efeitos negativos dependem de cada aluno e devem ser tratados de modo individual e com a ajuda do Estado.
Para alguns psicólogos o monitoramento gera um falso conceito de disciplina, desenvolvendo nos estudantes uma dupla noção de moralidade. Os alunos se comportam bem diante das câmeras e mudam de comportamento quando estão longe delas. Porém, isso não pode ser visto de maneira generalizada. Os efeitos negativos dependem de cada aluno e devem ser tratados de modo individual e com a ajuda do Estado.
Se os problemas de violência e vandalismo vêm causando tanta preocupação na comunidade, isso se deve à interação de diversos fatores que acabaram por culminar na implantação desse projeto. Podemos citar a inabilidade do Estado em oferecer condições suficientes para prevenir a violência e não apenas usar a repressão como forma para compensar sua ineficiência; a falta de compromisso da sociedade em assumir suas dificuldades de relacionamento interpessoal, como o preconceito e a exclusão; e também, a dificuldade das escolas em assumirem seu papel de educadoras e não apenas se organizarem para repreender as atitudes de vandalismo."
Fragmento do texto de Liliane Borba. Câmeras nas escolas.
E você, o que acha de câmeras na escola? Ficará aquela chata sensação de ser vigiado? Diminuirá os atos de vandalismo?
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